Presidente deu declaração em conversa com apoiadores. Na sexta, ministro Luiz Fux, presidente do STF, afirmou que deve haver 'judicialização' de critérios para vacinação contra Covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26) a um grupo de apoiadores na portaria do Palácio da Alvorada que juiz "não pode decidir se você vai ou não tomar vacina".

Na última sexta-feira (23), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou que haverá "judicialização" dos critérios a serem adotados para a futura vacinação contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Quatro ações no tribunal tratam do tema (leia detalhes mais abaixo).

Fux entende que o tribunal terá de decidir sobre temas como liberdade individual e requisitos para a imunização. No caso do coronavírus, as vacinas ainda estão em processo de desenvolvimento.

Ao conversar com os apoiadores nesta segunda-feira, Bolsonaro afirmou:

"Hoje vou estar com o ministro [Eduardo] Pazuello, da Saúde, para tratar desse assunto, porque temos uma jornada pela frente, onde parece que foi judicializada essa questão. E eu entendo que isso não é uma questão de Justiça, isso é uma questão de saúde acima de tudo. Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar vacina. Não existe isso daí."

Bolsonaro já declarou em mais de uma ocasião que é contrário à vacinação obrigatória.

O presidente também já declarou que não confia na CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e pela farmacêutica chinesa Sinovac.

Ações no STF

O STF recebeu ao menos quatro ações que tratam sobre a vacinação contra o novo coronavírus. Três ações são favoráveis à vacinação mais ampla e/ou obrigatória; uma pede a proibição da vacinação compulsória.

Em uma dessas ações, o PDT busca garantir que a determinação de vacinação obrigatória e de outras medidas relacionadas fique a cargo de estados e municípios.

O ministro do STF Ricardo Lewandowski decidiu na sexta que levará direto ao plenário a análise de três ações que discutem o tema.

O relator pediu informações à Presidência da República, à Advocacia-Geral da União e à Procuradoria-Geral da República. O julgamento não tem data ainda para ocorrer – a marcação deve ser feita após as manifestações requeridas pelo ministro.

Opções de vacinas

Bolsonaro protagonizou na semana passada uma disputa política com o governador de São Paulo, João Doria, sobre a vacinação contra o coronavírus.

Após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ter anunciado a negociação para adquirir as 46 milhões de doses da CoronaVac, Bolsonaro mandou cancelar a compra – e o ministério, por sua vez, afirmou que "não há intenção de compra" e substituiu o comunicado no site.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou na sexta-feira a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac.

Fonte: G1

Alerta: Teixeira registra 22 novos casos de Covid-19 e mais três

Teixeira de Freitas: Nesta data, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que houve registro de 22 novos casos positivados. Ao todo,

Pfizer e BioNTech pedem autorização para uso de vacina contra

A farmacêutica Pfizer, que desenvolveu uma das candidatas a vacina da Covid-19 em parceria com a BioNTech, apresentou um pedido de autorização

Covid-19: média dos últimos sete dias é de 521 mortes

Casos passaram de 29.758,29 para 34.762,71, no mesmo período A média móvel de mortes por covid-19 dos últimos sete dias passou de 483,57,

Teixeira registra 19 novos casos e chega a 7298 confirmações de

Teixeira de Freitas: Nesta data, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que houve o registro de 19 novos casos positivados. Ao todo,

Teixeira registra 69 novos casos de Covid-19: 103 mortes e 22 pessoas

Teixeira de Freitas: Nesta data, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que houve registro de 69 novos casos positivados. Ao todo,

Teixeira: Familiares de Nilton São Leão de Azevedo informam com

Teixeira de Freitas: Familiares de Nilton São Leão de Azevedo, 59 anos de idade, informam com pesar o seu falecimento, ocorrido às 06h10 da

Bahia registra 1.919 novos casos e 22 mortes pela Covid-19

Boletim epidemiológico contabiliza ainda 794.454 casos descartados e 103.192 em investigação Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram

Ministério da Saúde divulga informações sobre o combate à

Brasil soma 6,2 milhões de casos acumulados de covid-19 A ordem de vacinação contra a covid-19 dependerá da disponibilidade de doses a

Pacientes mortos pela covid desenvolveram fibrose pulmonar

Estudo foi realizado por professores da PUC do Paraná Estudo realizado por professores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade

Acompanhe os índices do Covid19 em Teixeira de Freitas

Nesta quinta-feira, 26 de novembro de 2020, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que houve registro de 28 novos casos positivados.

Nossos Apoiadores: