Medicamento chamado IRSh* combinado com antibióticos convencionais muda a "cara" da bactéria e corrige resposta do sistema imunológico

Desenvolvido por cientistas brasileiros, um novo medicamento chamado IRSh* combinado com antibióticos pode reduzir a mortalidade por infecção generalizada. Testes iniciais, feitos em camundongos, conseguiram aumentar em 500% a sobrevida dos animais.

Um em cada três pacientes internados em UTIs (unidades de terapia intensiva) são vítimas de sepse – infecção generalizada. Estima-se que a doença acomete 30 milhões de pessoas por ano no mundo — com aproximadamente 600 mil casos só no Brasil, segundo o ILAS (Instituto Latino Americano de Sepse).

O diferencial da nova terapia é corrigir a forma como o organismo combate a bactéria. Essa resposta errada e exagerada do sistema imunológico é a causadora da sepse, de acordo com o médico Alexandre Nowill, mestre em imunologia pela Universidade de Paris XI.

Ele é o coordenador do estudo sobre o novo medicamento, que ganhou destaque mundial ao ser publicado em um jornal da Associação Americana de Imunologistas, o The Journal of Immunology.

“Clinicamente, 50% dos pacientes no país morrem de sepse. Não importa se eles estão em um hospital público ou privado. A perspectiva é salvar a maioria deles com esse novo tratamento”, afirma Norwill.

Hoje, o conceito que predomina entre os médicos é o de que o antibiótico cura a infecção. Entretanto, Nowill descobriu que o remédio apenas bloqueia a bactéria, mas quem cura a doença é o sistema imunológico do paciente.

“Esse novo remédio não age contra a bactéria. Ele muda a cara dela e a transforma em algo que o corpo já conhece. Com essa nova roupa, a resposta do sistema imune ocorre como se a pessoa tivesse tomado uma vacina”, explica.

Segundo o médico, esse mecanismo combinado com o uso de antibióticos leva à conquista de dois fatores a favor do combate à infecção generalizada: o antibiótico vai continuar favorecendo o corpo ao bloquear a bactéria; e o sistema de defesa irá exercer sua função do jeito certo.

“Quem vai curar é o corpo, mas ele precisa da ajuda do antibiótico para enfraquecer a bactéria e levar vantagem”, esclarece o imunologista.

Ainda de acordo com o especialista, esse novo tratamento pode ser capaz de reduzir a mortalidade, o sofrimento e o tempo que o paciente permanece na UTI.

“Se a pessoa é curada mais rápido, ela tem menos sequela. Hoje, tem paciente que perde os membros por conta da infecção generalizada”, observa.

O próximo passo da pesquisa científica é testar o tratamento em porcos. A expectativa é que ele comece a ser testado em humanos daqui três anos.

Fonte: R7

Morre 52ª vítima da Covid-19 em Teixeira de Freitas: Homem de 82

Teixeira de Freitas: Na noite desta terça-feira, 04 de agosto, por volta das 21h35, morreu mais uma vítima de Covid-19 em Teixeira de Freitas.

Bahia ultrapassa 175 mil casos de Covid-19 desde o início da

A Bahia ultrapassou os 175 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia. Nesta terça-feira, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de

Covid-19: Brasil chega a 2,8 milhões de casos; 70,3% estão

Mais de 95 mil brasileiros morreram por causa do novo coronavírus Desde o início da pandemia, 2.801.921 de brasileiros contraíram o vírus. O

Bahia registra 915 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

Foram registrados 915 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%), 52 óbitos (+1,5%) e 2.102 curados (+1,4%), na Bahia, nas últimas 24

Covid-19: Brasil registra mais 561 mortes; total chega a 94.665

Doença atingiu 2,70 milhões de brasileiros; 69,5% já se recuperaram O balanço do Ministério da Saúde divulgado hoje (3) trouxe 561 novas

Teixeira registra 34 novos casos de Covid-19: 2367 pessoas estão

Teixeira de Freitas: Nesta data, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunica, com pesar, mais uma morte em decorrência do novo

Morre ex-secretário de Cultura da Bahia, professor e escritor Jorge

O professor e escritor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, morreu, aos 63 anos, na noite desta segunda-feira (3), em Salvador.

Morre mais uma vítima da Covid-19 em Teixeira de Freitas: Homem de

Teixeira de Freitas: Na noite deste domingo, 02 de agosto, por volta das 22h15, morreu mais uma vítima de Covid-19 em Teixeira de Freitas.

Teixeira registra a 50ª morte por Covid-19: Casos confirmados chegam

Teixeira de Freitas: Neste domingo, 02 de agosto, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas comunica, com pesar, mais uma morte em decorrência

Teixeira registra 2548 casos positivos de Covid-19: 40 pessoas estão

Teixeira de Freitas: Nesta data, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, comunica que neste domingo, nosso município registrou 05 novos

Nossos Apoiadores: